sábado, 26 de junho de 2010

Universidade Estadual de Goiás lança Sistema Operacional Araguaia e o coloca à disposição da administração pública e da comunidade

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) coloca a disposição dos usuários o sistema operacional Desktop Araguaia, baseado na distribuição DEBIAN e customizado conforme as necessidades das instituições públicas estaduais goianas. O sistema visa atender a demanda da administração pública com um software padrão, que pode ser adaptado com acréscimo de funcionalidades que atendem as necessidades específicas de cada órgão.

O objetivo da UEG e do Programa Estadual de Migração para o Software Livre é promover a uniformização das ferramentas utilizadas no serviço público, e desta maneira, facilitar os procedimentos de manutenção, suporte e treinamento dos usuários. Para André Luis Soares, Coordenador Tecnológico na Universidade, o sistema trará também independência das atualizações impostas pela industria de software e o domínio tecnológico sobre o produto.

Segundo o gestor de TI (Tecnologia da Informação), Carlos Alberto Moraes Jr., “o Desktop Araguaia visa proporcionar um sistema operacional enxuto que atende as necessidades básicas de cada setor da administração estadual”. Ainda de acordo com o gestor, o objetivo é que em cada órgão tenha a possibilidade de adaptar o sistema operacional de acordo com suas atuações funcionais.

O software está disponível, também de forma aberta, a qualquer pessoa que queira usá-lo, podendo ser obtido livremente por meio do portal Araguaia (http://www.softwarelivre.goias.gov.br/araguaia/).

Regionalidade

Além de atender às necessidades especificas dos usuários, a customização (personalização) do Desktop Araguaia homenageia um dos principais rios do estado, e foi produzida com objetivo de valorizar as cores e alguns pontos históricos e turísticos de Goiânia.

As fotos  que ilustram a proteção de tela do sistema operacional foram produzidas pela fotógrafa goiana Lázara Garcia e estão registradas sob licença CREATIVE COMMONS, que dá direito de cópia, distribuição e modificação, respeitando o crédito do autor inicial das imagens. O objetivo do espaço é de proporcionar um meio de divulgação do artista goiano, e nesta primeira versão, de homenagear a capital goiana.


Fonte do Post: 



.