quinta-feira, 22 de julho de 2010

UCA - Um computador por aluno serão 150 mil computadores até final do ano

MEC entrega mais laptops do programa UCA 

Por Daniela Marques
via Portal Terra 
13/7/2010 

Reportagem publicada pelo Portal Terra informa que o governo federal oficializou a entrega de 48,9 mil laptops. Nesta etapa, foram atendidas 112 escolas dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e mais o Distrito Federal.

Esta entrega faz parte do programa Um Computador por Aluno (UCA). Lançado em 2007, o UCA integra as políticas de tecnologias da informação e comunicação do governo federal e distribuirá 150 mil equipamentos até o final do ano. Até o momento, 52,7 mil estudantes foram beneficiados.

O laptop adotado para o programa custa R$ 550 e tem quatro gigabytes de armazenamento, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia de três horas e peso de até 1,5kg. É equipado para rede sem fio e com conexão de internet.

O investimento total no programa é de R$ 82 milhões. As escolas foram escolhidas pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A pergunta que fica é: como esses laptops serão usados em sala de aula. Além das entregas, qual é o planejamento pedagógico para o melhor aproveitamento dos equipamentos e pelo desenvolvimento da educação e desses jovens estudantes? E os professores, estão preparados para utilizá-los?

Disponibilizar a tecnologia é um primeiro passo, mas é importante que os computadores sejam somente um meio e que a meta principal esteja na melhor qualificação dos estudantes.


Fonte do Post: