sexta-feira, 15 de abril de 2011

Desenho 3D com Software Livre

Se você alguma vez sonhou em criar imagens e animações em 3D, este é "o software".

A Blender Foundation e sua comunidade de desenvolvedores online acabam de anunciar o lançamento do Blender 2.57. Esta é a primeira versão estável do Blender, resultado de muitos anos de projeto e desenvolvimento.

Blender é o sistema de criação 3D open source, disponível para todos os sistemas operacionais, sob a licença GNU.

Clique na imagem para ampliar
Será talvez um dos melhores softwares do mundo, completamente gratuito, para modelagem tridimensional, animação, renderização, pós-produção, criação interativa e playback. O software vem com uma panóplia de ferramentas que o torna num dos mais interessantes da categoria. Pode ser utilizado para criar anúncios de TV, jogos, visualizações técnicas, gráficos de negócios ou design de interface. A renderização é versátil e extremamente rápida. Todos os princípios básicos de animação (curvas e chaves) estão implementados no programa.

Apesar de ser grátis, é tão completo que é a escolha de milhares de empresas em todo o mundo, para composições profissionais.

Abaixo tem um desenho animado. Trata do "Big Buck Bunny" é o segundo curta de animação produzido pela Fundação Blender, dessa vez através do Blender Institute. A produção também contou com a colaboração de artistas da comunidade. Assista:



Este curta é o resultado do projeto Peach, que durante o seu desenvolvimento, trouxe diversas funcionalidades novas para o Blender 3D.

O Curta de animação "Big Buck Bunny" está sob a Licença:

Creative Commons
3.0 Attribute "BY".

Portanto: Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que dêem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
_______________________________________

Para baixar o Programa Blender versão 2.57 para Windows, clique aqui
_______________________________________

Para baixar a animação "Big Buck Bunny" via 4Shared
Clique aqui
(Está em Widescreen (16:9), Resolução:1280x720 e Som Estéreo)



Fontes do post: