sexta-feira, 16 de abril de 2010

Novo "Office Starter" substituirá o Microsoft Works

A Microsoft está preparando uma nova versão do seu popular pacote de aplicativos de escritório, o Microsoft Office. Batizada de "Office Starter 2010", ela será composta pelo Microsoft Word e Microsoft Excel em versões com "funcionalidade reduzida" e publicidade online, e será embarcada em PCs de baixo custo de diversos fabricantes.

Segundo Eduardo Campos de Oliveira, Gerente Geral de Produtividade da Microsoft Brasil, o pacote é voltado ao consumidor que está comprando seu primeiro PC, precisa de um editor de textos e planilha de cálculos mas não necessita de recursos avançados. Por isso, Word e Excel não terão funções como Macros, Smart Art ou Tabelas Dinâmicas. Entretanto, eles manterão total compatibilidade com documentos criados em suas versões completas.

Uma barra lateral exibirá dicas de uso dos programas, bem como publicidade relacionada. "Por exemplo, teremos anúncios que levarão o usuário a modelos para currículos ou planilhas de controle de orçamento doméstico disponíveis gratuitamente no Office Online", diz o executivo.

Office Starter 2010 - 500px
Office Starter 2010: Funções reduzidas e anúncios na lateral


Também haverá integração com ferramentas online, como a publicação de documentos no Windows Live e a possibilidade de upload e edição de textos e planilhas dentro do navegador com as novas Office Web Apps, versões online dos aplicativos do Microsoft Office que são uma das novidades no Office 2010.

Usuários do Office Starter poderão adquirir um "upgrade" para as versões completas (Home & Student, Home & Business e Professional) do Microsoft Office 2010 a qualquer momento, seja através de download, cartões com códigos de ativação ou a tradicional caixinha nas lojas. Entretanto, não haverá preço diferenciado na atualização. "Não temos um desconto porque o usuário não pagou pelo Office Starter, ele é gratuito", diz Campos.

O Microsoft Office Starter também substitui o Microsoft Works, pacote de aplicativos que era a opção preferida dos fabricantes e integradores que desejavam oferecer uma solução Office de baixo custo com seus equipamentos. Com seu lançamento, o Works deixa de existir.

Com o novo produto a Microsoft espera reduzir a frustração de usuários que adquiriram seu primeiro computador mas só ao chegar em casa descobrem que o Office é um componente à parte, e também a pirataria. As primeiras máquinas equipadas com o Microsoft Office Starter devem chegar ao mercado em meados de 2010, na mesma época do lançamento do Microsoft Office 2010. O produto não estará disponível para download.
 
Fonte do Post: